sábado, 30 de novembro de 2013

Lamentável

Ontem após o jogo o presidente em exercício e futuro presidente do clube Nilton Macedo concedeu entrevista coletiva, inseguro e completamente atrapalhado classifico a sua entrevista como desastrosa.

Falou sobre vários assuntos, afirmou que o AVAI tinha sim um planejamento, mas que não conseguiu ser executado. Disse ainda que o planejamento 2014 já esta pronto, com pré-temporada definida com local e data para começar, porém perguntado sobre a permanência dos três principais jogadores do time disse que ainda não esta nada definido.

Classifico como ponto alto quando o senhor Nilton Macedo tentou explicar a permanência do fraco e incompetente Júlio Rondinelli, segundo o presidente ele foi muito bem pois participou das contratações de Cléber Santana, Marquinhos e Eduardo Costa. 

Júlio Rondinelli foi o responsável pela montagem do time, trouxe entre outros Márcio Diogo, Danilo, Alex Lima, Alex Reinaldo, Nadson, Rodriguinho, Gustavo, Vinícios Bovi, Alê, Pablo, Beto, Róberson, Anderson Uchoua, Bruno Maia entre outros. Quem desses conseguiu ser firmar ou podemos apontar como uma boa contratação?

Por fim foi lamentável o entrevista do novo presidente, pelo jeito teremos um 2014 ainda pior do que este desastroso ano. O amadorismo, a falta de transparência, o cabide de emprego há amigos continuará na Ressacada. Os resultado já puderam ser vistos no dia de ontem, 568 almas compareceram a Ressacada. Muitos deverão deixar de ser sócios, Nilton Macedo e Ênio Gomes preferiram o fraco Júlio Rondinelli  do que o torcedor avaiano. Essa é a verdade, LAMENTÁVEL!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O AVAI fez a sua escolha

Mais uma vez o diretoria e o presidente em exercício (e futuro presidente) deram um tapa na cara do torcedor avaiano, manter Júlio Rondinelli como gerente de futebol do clube beira como um afronto a inteligência do torcedor avaiano.

Fez uma péssima campanha no catarinense terminando em 4º lugar, fez mais de 23 contratações e nenhuma deles contratados foram titulare absoluto e esta terminando a série b de forma melancólica, qual a explicação para mante-lo no cargo? Qual a força e quem o mantem no cargo?

O AVAI vai perder muitos associados dos poucos que ainda restam, ninguém é palhaço para aguentar mais essa pancada. E ai vão trazer o Chico Lins para tentar agregar? Vão jogá-lo no olho do furacão, Rondinelli não goza de prestígio junto aos ídolos do clube. E digo mais, coloco em dúvida a permanência de Marquinhos e Eduardo Costa.

Em uma conversa via twitter com o presidente eleito do conselho deliberativo sr: Alessandro Abreu, ele disse que ainda não poderia falar mas que profundas mudanças no departamento de futebol aconteceriam. Mas que mudanças? Cade elas? Mantendo Ruindinelli?

Realmente a bagunça é maior do que imaginávamos para mim deu, esse profissional é muito fraco para estar a frente de um clube tão tradicional como o AVAI FUTEBOL CLUBE. E digo mais, a base é a mesma coisa. Há tempos que não se revela um bom valor para agregar ao profissional, é hora de dar uma olhada na base e fazer uma reformulação na gerencia. 

O ano de 2013 ainda não terminou, tomamos uma pancada na cabeça e mal começamos a levantar e vem os senhores Ênio Gomes e Nilton Macedo e resolvem brincar com o torcedor avaiano. É muita falta de bom senso ou muita coisa mal explicada por trás disso tudo! 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Para começar, o mês precisa ter 30 dias

Houve as eleições para o conselho e o atual venceu, ganhou com uma grande margem sobre a chapa AVAI MAIS FORTE. É inegável que temos pessoas capacitadas no atual conselho deliberativo, outros nem tanto e muitos outros puxas sacos que apenas defendem seus empregos.

Não deveremos ter mudanças na executivas, Nilton Macedo deve ser proclamado o novo/velho presidente por mais 4 anos. Pois bem, o AVAI precisa evoluir, não é admissível que atletas e funcionários tenha seus vencimentos atrasados por 1, 2 ou até 3 meses. Somos taxados como mau pagadores, hoje com a velocidade da informação a maior dificuldade em fechar com um atleta não é o fato de estarmos numa série b, mas de não honrarmos o mês.

É importantíssimo que os jogadores e funcionários do AVAI tenham segurança para trabalhar, garantia que seus vencimentos serão depositados nos dias correspondentes. Antes de qualquer outra coisa, a organização e o profissionalismo precisam imperar na Ressacada.

Antes de mais nada que essa "nova" diretoria comece a honrar seus compromissos, salários em dia é obrigação para todos os clubes. Se os outros estão atrasados é problema deles, o AVAI precisa voltar a ser "sério". Salários em dia não é sinônimo de vitória em campo, mas é obrigação todo trabalhador receber no dia acordado pelos serviços prestados. O mês no meu AVAI, precisa novamente ter apenas 30 dias.

domingo, 24 de novembro de 2013

Melancólico

Foi uma série b diferente para os torcedores do AVAI, começamos com a ilusão de que teríamos até com uma certa facilidade o acesso, contando no elenco com Marquinhos, Cléber Santana e Eduardo Costa tina tudo para ser feliz.

Ficamos fora das finais do Catarinense e no início da série b fomos parar na zona de rebaixamento, a partir dai fomos galgando espaço e fazendo um campanha fantástica de recuperação. Chegamos a estar no G4 com uma certa gordurinha, mas na hora decisiva sucumbimos.

Não lembro do AVAI ser derrotado 6 partidas seguidas em toda minha vida, olha que acompanho o AVAI há muito tempo. Não admito alguém dizer que esse ano foi feito um bom trabalho por parte da diretoria e comissão técnica, como assim?

Estamos em 10º em um campeonato medíocre, há falta de qualidade falada por todos nós torcedores sempre foram exaltadas e o nosso fraco gerente de futebol Júlio Rondinelli sempre veio com desculpas esfarrapadas. Há, mas não tem dinheiro para contratar bons jogadores. 

A partir do momento que você contrata Vinícios Bovi, Alê, Danilo, Beto, Alex Reinaldo, Gustavo (Coritiba), Egon, Alex Lima, Bruno Maia, Marcio Diogo, Elivelton, Lucinao  Roberson, Reis, entre outros e renova o contrata de Aélson você não pode ter dinheiro mesmo.

Rondinelli mostrou que não é do ramo e que é fraco, ficamos reféns de 3 grandes jogadores colocando todos os pesos e responsabilidades em cima deles.Com relação a nossa comissão técnica faltou ousadia, não posso admitir o AVAI sair de Florianópolis e ir a Guaratinguetá jogar todo recuado, tomando cuidados defensivos e acabando perdendo o jogo.

Estou bem a vontade para falar porque sempre gostei do Hemerson Maria, mas a sua falta de ousadia e excesso de zelo o fez igual aos outros que passaram por aqui. Nosso time não era capaz de correr mais do que nenhum outro, fisicamente uma lástima. Infelizmente foi um péssimo trabalho realizado pela nossa comissão técnica capitaneada pelo treinador Hemerson Maria.

A revolta maior dos torcedores avaianos é pelo fato do rival esta batendo a porta para subir, mas confesso que o que me deixa chateado é o fato de ter 2 jogadores da qualidade de Marquinhos e Cléber Santana, fato que penso ser muito difícil de acontecer principalmente na série b. Final de ano melancólico, infelizmente este ano foi mais um ano perdido em função do erro estratégico da diretoria em não satisfeita em contratar manteve até o final do ano o fraco gerente de futebol, Júlio Rondinelli.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Continuação da avaliação do elenco

Dando continuidade há minha análise do elenco desta temporada, e hoje analisarei volantes, meias e atacantes. Tivemos muitos problemas com a falta de qualidade, muitas contratações sem qualquer critério que onerou e muito a folha de pagamento e não acrescentou e nada.

Volantes:
Eduardo Costa - Jogador experiente, rodado e de muita qualidade. Não tem velocidade mas conhece todos os atalhos do campo. Frisei a temporada toda, Marquinhos e Cléber são os craques do time, mas Eduardo foi o ponto de equilíbrio do time. Um time de qualidades passa pela manutenção de Eduardo Costa.
Alê - Muito limitado, não fez por merecer a permanência para a próxima temporada. Já deveria ter ido faz tempo, fim de ciclo na Ressacada.
Rodrigo Thiensen - É da região, já teve várias oportunidades e infelizmente não conseguiu se firmar. Com o contrato encerrando-se não deveria permanecer para a próxima temporada, pelo menos na minha visão.
Ricardinho - Fraco como volante e péssimo como lateral, foi mantido como titular por quase toda a série B, não poderíamos ter um melhor resultado. Com o contrato terminando, agradeçam ele pelos serviços prestados e que seja feliz em outro clube.
Marrone - Além de ser da base tem contrato em vigor, poderia ter mais oportunidades neste ano. Deve ficar e ter mais oportunidades, será mais útil que muitos outros que aqui estiveram e muito mais caro.
Anderson Uchoua - Começou meio devagar e depois firmou-se no time titular. É um jogador extremamente comum, não vejo motivos para sua renovação de contrato. que siga seu caminho em outro lugar.

Meias:
Marquinhos - Ídolo, craque, identificado e vencedor dentro do AVAI. Falar mais  que? Tão qual Eduardo, o sucesso do time passa também pela permanência do Anjo Loiro.
Cléber Santana - Não menos craque e ídolo que Marquinhos, é garantia de talento para 2014. Esse é daquelas jogadores que não precisamos colocar sua permanência em cheque, joga muito.
Diego Jardel - Além de ter contrato com o Leão, o considero um bom jogador. Nesta temporada muitas vezes foi prejudicado, tem muito talento e muitas vezes teve que vir marcar lateral. Vai crescer muito ainda no AVAI.
Luciano - Jogador avon, todo mundo tem. Se tem contrato com o AVAI até manteria no grupo, mas não podemos esperar muita coisa dele.
Higor - Tem seu contrato encerrando-se no final da temporada, não deve ficar mas poderia sim ter seu contrato renovado.

Atacantes:
Reis - Jogador mais preguiçoso que já passou pela Ressacada, tinha todas as características para ser um grande jogador. espero que ele vá para bem longe da Ressacada, preguiçoso e despreocupado.
Beto - Muito esforçado, foi opção grande parte da série b. Mas tecnicamente é muito fraco, não tem condições nenhuma de ficar para 2014.
Roberson - Fraco, preguiçoso e descompromissado. Termina seu contrato agora, e que volta para o sul.
Tauã - Precisa ter rodagem, é da base e tem contrato com o clube. Se eu fosse diretor de futebol emprestaria para ganhar cancha, no momento não pode ser a solução do AVAI.
Betinho - Grata surpresa, além de ter contrato com o clube tem qualidades. Será muito bom avalia-lo depois de uma pré-temporada e começando junto com todo grupo.
Marcio Diogo - Foi o jogador que mais me enganou nesta temporada, com o contrato encerrando-se também ao final da temporada espero que não fique para 2014. Na hora que mais precisamos não pudemos contar com ele.

Nesta segunda análise, apenas 7 jogadores deveriam permanecer segundo o meu ponto de vista. É muito pouco, o que mostra ainda mais o grande número de erros por parte do gerente de futebol Júlio Rondinelli. Assim realmente o clube fica inviável!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sobre o grupo de jogadores

Começarei a fazer uma análise do grupo atual de jogadores do AVAI, os que na MINHA OPINIÃO deveriam continuar para a temporada seguinte, e consequentemente, os que não servem para o ano de 2014.

Começarei pelos goleiros, laterais e zagueiros. Com o fracasso desta temporada, é necessário uma reformulação no elenco para ontem.

Goleiros:
Diego - Tem contrato em vigor com o Leão para a próxima temporada, na minha opinião estamos muito bem servidos nesta posição. Diego é o típico goleiro eficiente, que falha como todos os outros mas seu saldo é positivo.
Tiago - teve muito poucas oportunidades, jogou apenas em dois jogos e mesmo assim foi substituído em um por causa de uma lesão muscular. É um goleiro de qualidades, mas acho difícil o AVAI conseguir mante-lo pelo seu salário.
Vitor - É da base, tem contrato com o clube e ainda não teve oportunidades no time profissional. Há informações que esta pronto, mas precisamos vê-lo em ação. Deve ficar para a próxima temporada.
Alecks - Voltou de empréstimo do Craque, não foi a toa que chegou a seleção de base. Foi lançado de maneira precipitada no AVAI, como tem contrato deve permanecer.

Laterais Direito:
Arlan - Recupera-se de uma séria lesão no joelho, disparado nosso melhor lateral dos últimos anos. Espero que volte bem, no meu time joga fácil.
Vinícios Bovi - Precipitadíssima esta contratação, não agregou em nada. Teve oportunidades e em pouco acrescentou. Com contrato encerrando-se, deve deixar a Ressacada.
Alex Reinaldo - Teve poucas oportunidades com a justificativa de não saber marcar, para ser banco do pouco efetivo e apenas esforçado Ricardinho mesmo tendo contrato não deveria permanecer para o ano de 2014.

Laterias esquerdos:
Héracles - Infelizmente teve uma séria lesão no joelho, um dos poucos que foram contratados que conseguiu mostrar alguma qualidade. Mas fatalmente terá 2014 apenas para se recuperar.
Aélson - Quero saber de quem foi a infeliz ideia de renovar com esse jogador, além de limitado tecnicamente não consegue terminar um jogo inteiro se quer. Contunde-se facilmente, deveria estar na barca mesmo tendo contrato até Maio de 2014.

Zagueiros:
Leandro Silva - Grande jogador no ano passado, um dos líderes do time mas que não conseguiu manter o nível de atuações nesta temporada. Como tem contrato por encerrar no final do ano e deve ter um salário considerável, é outro que deveriam dar linha. Seu ciclo encerrou-se no AVAI.
Alex Lima - O primeiro contratado para 2013 deveria ser o primeiro a ser dispensado, fraco tecnicamente e desequilibrado. Precisa dizer mais, que tenho um futuro brilhante... Em outro clube, longe do AVAI.
Bruno Maia - Até tinha uma simpatia por este atleta, não é uma sumidade mas poderia fazer parte do elenco. Porem sua atitude de xingar o torcedor na minha opinião acabou com o pouco de respeito que tinha por ele. Se ele renovar, será mais um tapa na cara do torcedor avaiano.
Juliano - O melhor zagueiro que temos no elenco, jogou pouco mas foi melhor que todos os outros. Renovaria rapidamente o contrato com ele, até mesmo para ver o que ele pode render sendo titular desde o começo.
Egon - Nunca vi jogar e não gosto de assistir vídeos, mas as informações que tenho de um amigo repórter de recife, não é nada animador, mas vou esperar jogar (se jogar), para ter uma melhor avaliação.
Pablo - Foi dispensado, voltou e nada acrescentou. Mas uma que deve estar na barca, que diga-se de passagem será muito grande.

Foram avaliados 15 jogadores, destes apenas 3 goleiros (sendo dois da base), 1 lateral direito que já estava no AVAI, 1 zagueiro (Juliano) e nenhum lateral esquerdo. O aproveitamento é péssimo, coloca na balança e tiramos a conclusão da fraca atuação do departamento de futebol do AVAI, representado na figura do gerente Júlio Rondinelli. Esta é a nossa realidade.


domingo, 17 de novembro de 2013

Reformulação do elenco e departamento de futebol

O ano para o AVAI terminou, agora restam apenas duas partida para cumprimento de tabela. A partir deste momento se faz necessário uma restruturação tanto no departamento de futebol, quanto no elenco de jogadores.

Como todos sabemos futebol é resultado, mas acredito que os resultados só aparecem com competência e qualidade primeiramente com quem faz a parte fundamental de um bom tima de futebol, quem monta o elenco.

Júlio Rondinelli teve todo tempo do mundo para montar o elenco, esteve trabalhando desde o final da série B do ano passado onde também não alcançamos o objetivo que era ascender á série a. Para esta temporada fez muitas contratações, trouxe muitos jogadores que em nada agregaram obtendo um custo/benefício muito baixo.

Júlio Rondinelli foi o maior responsável por este grupo que infelizmente não foi vitorioso, será um erro enorme manter esse profissional para a próxima temporada. Além do mais, Rondinelli não goza de prestígio junto aos jogadores, não falam a mesma linguá. É bom o AVAI se mexer e desde já, correr atrás de um gerente de futebol que agregue e não faça tantas contratações desastrosas como Júlio Rondinelli. Na minha opinião, deverá ser o primeiro a ser demitido.

Hemerson Maria foi contratado para o projeto de acesso, infelizmente não atingiu seu objetivo. Tenho grande admiração no trabalho de Hemerson Maria, mas acho que de momento seu ciclo esta encerrado no AVAI. É o momento de procurar um novo profissional, que possa participar também na montagem do elenco para a próxima temporada juntamente com um novo gerente de futebol.

Todos sabemos que o AVAI passa por momentos de dificuldade financeiras, será inevitável se quisermos fazer um time competitivo firmar parcerias em buscas de atletas de qualidades. Claro que estas parcerias precisam ser muito bem alinhavadas para não ficarmos na dependência por exemplo, da LA Sports ou da Ilha Sport (empresa do filho do presidente Zunino). Agora começaremos a dar nossa opinião sobre os jogadores do atual elenco, quem para nós teria condições de permanecer. É bem verdade que se este grupo fosse vencedor muitos deveriam permanecer, co


Game Over

Hoje foi apenas a confirmação do que todos nós já sabíamos depois daquela derrota para o Asa na sexta feira passada, o AVAI esta fora da briga para o acesso há série a em 2014. Em um jogo de nível técnico muito baixo, fomos derrotados pelo América RN.

O AVAI começou até assustando, levou perigo no princípio do jogo com Marquinhos finalizando e a bola raspado a trave. A partir dai os dois ataques levaram nítidas vantagens sobre as defesas. O primeiro tempo terminou com o AVAI jogando mal e com o placar em 0x0.

Para o segundo tempo Hemerson Maria veio com duas alterações, entraram Tauã e Luciano nos lugares de Paulinho e Marcio Diogo. Nosso treinador conseguiu piorar o que já estava ruim, com a formação com 3 zagueiros ficamos extremamente vulneráveis e muito pouco ofensivos. Não demorou muito para numa bobeira tomarmos o gol.

Maria ainda colocou Roberson no lugar de Marquinhos, bagunçando de vez o time avaiano. Dali para frente foi só esperar o final do jogo e estar oficialmente fora da disputa pelo acesso.

Chegou o momento de começarmos a arrumar a casa, foi uma temporada desastrosa em termos de números e objetivos. Não conseguimos vencer o catarinense e muito menos o acesso, o que torna a temporada desastrosa. 

Nosso gerente de futebol mostrou não ser do ramo, trouxe mais de 25 jogadores e nenhum deles conseguiu se quer ser unanimidade e tornar-se titular absoluto. Júlio Rondinelli é muito fraco, deverá ser o primeiro a estar na barca para 2014. Impossível não ver que ele não tem condições nenhuma de montar time, Vinícios Bovi e Alê são apenas duas contratações duvidosas que citarei de momento.

Entendo também que Hemerson Maria encerrou seu ciclo no AVAI, grande treinador e estudioso não conseguiu alcançar o objetivo que era ascender há série A. terá um futuro pela frente, mas já esta na hora de começar a pensar em outro profissional.

Sobre o elenco vamos comentar muito durante a semana, afinal este time não foi vencedor o que necessariamente provocará muitas mudanças. O time para 2014 passa pela manutenção de Cléber Santana, Marquinhos, Eduardo Costa e mais um dos goleiros (Diego jogou quase todos os jogos, portanto estando há frente). Como estamos fora, tem jogadores que já não merecem mais vestir a nossa camisa e a reformulação deveria começar já. Agora é juntar os cacos e planejar de verdade para termos um 2014 muito melhor que esse que esta se encerrando!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

No dia de aniversário da Ressacada, comemora-se outro momento histórico!

Hoje a bela Ressacada completa 30 anos de existência, palco das grandes conquistas avaianas a nossa segunda casa hoje esta de aniversário. Foram muitos momentos marcantes que passei neste estádio, muito mais alegrias do que derrotas. 

Vivemos ainda a expectativa de quem sabe um acesso, neste momento se ele por ventura acontecer seria heroico. Tivemos tudo nas mãos e infelizmente deixamos um pouco distante por nossas limitações, mas ainda estamos muito vivos.

Mas o fato a ser mais comemorado neste dia e a inscrição da chapa AVAI MAIS FORTE para disputar as eleições do conselho deliberativo, depois de uma mudança estratégica por parte da atual situação para dificultar nossa inscrição, enfim ela aconteceu.

Em 90 anos de história do clube nunca ouve uma eleição, você torcedor avaiano esta diante de um fato inédito na democracia de um clube quase centenário. Foi uma ideia que foi tomando força a dois anos atrás e hoje tornou-se realidade.

Dia 20 de Novembro as urnas da Ressacada estarão fervendo, você que não esta satisfeito com seu clube de coração que tem tantas coisas obscuras que vem acontecendo nos últimos anos e prima por transparência  peço que vota na nossa chapa.

Torcedor avaiano fique por dentro deste momento, procura se inteirar das propostas das duas chapas e vote, exerça esse seu direito. Eles mudaram o horário das eleições para dificultar o número de eleitores, eles tem medo do seu voto, mas nós vamos com força rumo a vitória. Vamos tomar o AVAI de volta, nós somos (os torcedores) os verdadeiros dono do clube.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

“Para o diabo vá a razão quando o futebol invade o coração”

Chegamos na reta final da Série B desanimados e quase sem esperança após a reviravolta ocorrida nas duas últimas semanas (4 derrotas), o que não era para menos. 

Pois bem, fiz uma simulação deixando a razão de lado e dei lugar a emoção de torcedor prevalecer. 

Analisando os confrontos dos nossos adversários, vejo ser possível que o ICASA não vença o Paysandu; que o CEARÁ não vença Guaratinguetá e Palmeiras, ambos fora de casa; que o JEC não vença o Ceará fora de casa; e por fim que o nosso co-irmão não vença o Oeste e Bragantino, os dois brigando contra a degola. Será tão impossível assim? Prefiro acreditar que não. Isso tudo é claro, desde que o nosso time, aos trancos e barrancos, faça a sua parte.

To entrando em férias de 15 dias, quando eu retornar o campeonato já acabou; provavelmente este ano eu não apareça mais por aqui, porém torço que dia 30/11 as postagens sejam de alegria.

O título desde post é uma frase do escritor Carlos Drummond de Andrade, e o recado no cartaz serve para todos nós.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

As três valências essências para um bom time de futebol

Não é de hoje que um bom time de futebol precisa ter equilíbrio, tanto na parte tática como na parte técnica. Estamos cansados de ver jogadores medianos jogando em times de grande expressão do futebol mundial, em seleções de auto-nível e disputando os mais diversos torneios importantes do mundo.

Trazendo para a nossa realidade, que é o AVAI, desde o início contestamos a montagem deste elenco. Quando as coisas acontecem e as vitórias aparecem, muita coisa passe despercebida. O TALENTO/QUALIDADE, FORÇA E VELOCIDADE são pré-requisitos básicos para ter um time competitivo e de qualidades.

Conseguimos juntar em um mesmo time 4 jogadores de talento reconhecido, com farto mercado de série A e que hoje fazem parte de nosso elenco. Cléber Santana, Marquinhos, Eduardo Costa e Diego fariam parte de qualquer elenco de times do Brasil. Se seriam titulares absolutos é outra conversa, mas tratando-se de série B são muito acima a média.

Com relação a força temos poucos jogadores que tem como principal características essa valência importantíssima, talvez Cléber Santana seja o que mais se sobre saia  nesse quesito. Juliano (que jogou as últimas partidas) e Betinho também conseguem de alguma forma usar a força como arma. Reis e Beto de quem esperávamos muito não sabem usar a força que tem, são facilmente desequilibrados e desarmados pelos adversários.

Com relação a velocidade, que é outro quesito importante, ai é que o bixo pega. Arlan que era a válvula de escape pelo lado direito e a saída rápida para o ataque esta machucado, e desde então ficamos órfãos. Aélson é outro que tem a velocidade como característica principal joga duas partidas e na outra esta lesionado. Estamos em Novembro e não consegue terminar uma partida inteiro se quer, tem sérios problemas físicos. 

Betinho e Marcio Diogo também tem alguma velocidade, assim como Luciano que não sabe usa-la. Tauã não tem caraterística definida e Alex Reinaldo corre para tudo quanto é lugar. Ricardinho é um jogador sub-15 jogando no meio de profissionais.

Para finalizar o elenco do AVAI tem o que é mais difícil de encontrar na maioria dos times, o talento e a qualidade. Mas peca muito pela pouca força e quase nenhuma velocidade. Enquanto nossos jogadores talentosos conseguiram e foram resolvendo os jogos, o AVAI manteve-se brigando pelo acesso, mas é bom lembrar que futebol é coletivo, portanto é necessário mais do que 3 ou 4 jogadores talentosos para alcançar os objetivos. O elenco do AVAI foi mal montado, infelizmente esta ficando claro na reta final do campeonato.

Chegamos no limite

Muitas teorias surgirão a partir de agora pelo fato do Leão não ascender a série A, faltam três rodadas e na minha opinião a vaca já foi pro brejo, só pensando no imponderável do futebol para que o resultado final seja diferente.

Chegamos no ápice físico muito cedo, se é que podemos dizer que este grupo mal montado chegou em algum momento estar bem fisicamente, não por problemas na preparação, mas sim por características da maioria dos titulares. Agora o time se arrasta nas partidas que decidem o futuro do clube na competição, sem conseguir se impor contra times muito fracos e com medo de encarar os tais confrontos diretos.

Nosso técnico juntamente com o time chegou até onde poderia, tem méritos pelo time não estar disputando a zona do rebaixamento, juntou os cacos quando chegou e fez o que era possível com o grupo que já estava aqui, porém na hora de ousar um pouco mais e não repetir o que a maioria dos técnicos fazem em momentos difíceis, acabou caindo na mesmice. Quem tem medo de perder já está muito próximo da derrota, foi assim que o Avaí se comportou ontem em mais um momento decisivo.

Arranjar uma vaga de titular para o Alex Lima no time foi um dos pecados de Maria para o confronto, entortou o time todo com três zagueiros, insistiu mais uma vez com Rodrigo Thiesen e ficamos na saudade mais uma vez.

Espero agora que os "oportunistas" que escreveram uma carta aberta para imprensa, querendo ser oposição em um momento inoportuno, não corram do pau e sigam com a mesma voracidade de assumir o Conselho Deliberativo e também a Presidência do clube. Vou aguardar os próximos passos para me posicionar sobre o assunto.

O caminho do acesso esta bem longe

Não deu mais uma vez, já são 4 derrotas consecutivas e o acesso agora não depende apenas de nossas forças. O que me faz acreditar que não teremos forças suficientes se quer para vencer os últimos 3 compromissos restantes. 

Estávamos com tudo para subir, mesmo com as dificuldades e limitações estivemos com tudo nas mãos. Fraquejamos, agora é juntar os cacos e terminar esta série b, se no final algo vier, ótimo. 

Sobre o jogo a diferença foi o poder de fogo, eles (Ceará) tiveram e nós não. Um jogo muito igual, mas a intensidade e os perigos oferecidos pelo time cearense foram muito maiores que o AVAI. Hemerson Maria demorou para mexer, já na volta do intervalo era para ter vindo para o ataque.

Nosso treinador é muito conservador, aliás se Paulinho for pior do que Aélson não deveriam ter levado para a capital cearense. Não foi por falta de vontade que perdemos, esbarramos novamente em nossas limitações ofensivas. 

Em nenhum momento do jogo conseguimos com nenhum de nossos jogadores levar vantagens na força, formamos um time com o talento de Cléber Santana, Marquinhos e Eduardo Costa e esquecemos das outras duas valências importantes no futebol: força e velocidade. Mas agora não adianta chorar, é com essas atletas que vamos até o final.

Estivemos muito perto, e por pura falta de competência nossa deixamos escapar entre os dedos o tão sonhado acesso. Não é momento de achar culpados, o final da temporada esta chegando e depois é preciso fazer uma reflexão do ano. Por fim, esse resultado não deixa de ser normal, o que complicou de vez foi a derrota em Arapiraca.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Porque eu quero UM AVAI MAIS FORTE?

Estamos vivendo importante momento da história do AVAI, dentro de campo estamos na expectativa de novamente ascender a Série A do Brasileiro. Apesar atravessarmos um momento turbulento temos todas as chances de chegar ao objetivo que é conquistar o acesso.

Fora de campo no dia 20 de Novembro acontecerá outro fato marcante para a história do AVAI FUTEBOL CLUBE, aproximasse a eleição para o conselho deliberativo. Órgão muito importante na administração e direção de um clube, é a chance de você torcedor dizer se esta ou não contente com a atual administração do clube.

Porque eu quero um AVAI MAIS FORTE? Não sou hipócrita em dizer que a atual administração não teve méritos em vários quesitos, mas eu como torcedor e sócio exijo do meu clube transparência nas ações. Eu como avaiano quero que todos torcedores tenham direito a votar para presidente, exercer o direito de democracia em que vivemos.

Quero um AVAI MAIS FORTE para ter uma administração profissional, para isso precisamos de um conselho forte e atuante, que cobre responsabilidades e que apenas não diga AMÉM. Quero um AVAI MAIS FORTE para não ser um CONSELHO DECORATIVO, E SIM DELIBERATIVO. 

Eu já me decidi, AVAI MAIS FORTE na cabeça!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ULTIMA VAGA EM JOGO

Prefiro me ater as coisas de dentro das quatro linhas. No dia 15/10, fiz uma postagem dizendo que acreditava que só existia uma vaga em jogo, que as outras três já estavam preenchidas por Palmeiras, Chapecoense e Sport. 

Disse mais, que a quarta vaga ficaria entre Avaí e Ceará, o que continuo acreditando. 

Quase um mês depois as duas equipes chegam com o mesmo número de pontos e chegou a hora de duelarem em busca dessa vaga. Uma derrota nos deixa quase que fora da disputa, tendo em vista que o Ceará abriria 3 pontos, e os demais concorrentes nos passariam faltando apenas três rodadas. Um empate não é de todo mal, pois depois o Ceará pega o Palmeiras no Pacaembu e nós teremos mais dois jogos em casa e o jogo com o ABC provavelmente na Arena Pernambuco, isto é, campo neutro. Contudo, ainda prefiro acreditar na vitória passando uma borracha em tudo isso que passou nos últimos três jogos e nos bastidores. Afinal esse Avaí faz coisa!

domingo, 10 de novembro de 2013

Endereçado aos jogadores

Jogadores avaianos, terça feira teremos mais um jogo importante neste árduo cominho de chegar á série A. Vocês já estiveram muito longe, chegaram a estar na zona do rebaixamento e conseguiram uma ascensão que pouco acreditavam (inclusive eu). Chegaram por forças próprias, quando muitos lhe viraram as costas vocês deram as mãos e reverteram um quadro muito difícil.

Já estivemos várias vezes desacreditados (isso por parte de nós torcedores), e vocês mostraram que mesmo com muitas dificuldades principalmente fora de campo, vocês tem as suas qualidades e foram atrás do seu objetivo. Independente de reclamarmos de qualidades de alguns de vocês, são atletas profissionais, temos em nosso time jogadores reconhecidamente vencedores e outros que querem e buscam trilhar este mesmo caminho.


Quando o resultado não vem, muitos boatos aparecem. Falta de comprometimento, noitadas, bebedeiras e até corpo mole já foram citados como possível queda de rendimento. Poucos sabem que seus salários e premiações estão atrasados há tempo, que as suas rotinas não se alteraram com o momento vivido dentro de campo.


Acreditem no talento de vocês, se ainda estamos vivos e com reais chances de acesso isso tudo deve-se exclusivamente ao esforço de vocês jogadores/comissão técnica. Nos momentos de dificuldades que certamente virão ao decorrer do jogo lembre-se do sacrifício de deixar suas famílias em casa, das dores do dia a dia que todo atleta profissional sente e do esforço desprendido por vocês para chegar até aqui.


Por fim quero pedir que joguem não por nós, E SIM POR VOCÊS MESMO. Vocês não precisam provar nada para ninguém a não ser A VOCÊS MESMOS E SUAS FAMÍLIAS. Pois estes são as verdadeiras pessoas que sempre estarão aos seus lados, nós torcedores somos eternamente bipolares. Passionais ao extremo, mas que certamente estaremos apoiando sempre o AVAI FUTEBOL CLUBE. Se no final o objetivo não for alcançado pelo menos saiam de campo com o sentimento de que deram o seu melhor.

Preparação para o jogo contra o Ceará

Como o tempo não para, nada como um dia após o outro. Os resultados nos deixaram ainda muito vivos, com o mesmo número de pontos do Icasa, 4º colocada nesta momento.

Não sei se Hemerson Maria poderá contar com Betinho e Diego, os dois estavam no DM e podem viajar ainda hoje para a capital cearense. O Ceará vem de uma sapatada em cima do Sport Recife, meteu 4x1 em um dos grande favoritos a ficar com uma das vagas.

Do meio para frente, o Ceará é um bom time, mas deixa muito a desejar na parte defensiva. Já teremos a chance de nos recuperarmos depois de amanhã e apagar aquela péssima imagem deixada na longínqua Arapiraca.

Esse time que vem sendo mandado a campo por Hemerson Maria não vem convencendo e principalmente perdendo neste momento importante, seria o momento do treinador avaiano promover algumas modificações. Se eu tivesse o poder de escalar mudaria em algumas posições.

Diego retornaria normalmente ao gol, já na lateral direita eu tiraria do time o fraco e inoperante Ricardinho e improvisaria Juliano nesta posição. Como companheiro de zaga do irregular Bruno Maia eu promoveria a volta de Leandro Silva, esta chegando o momento decisivo da competição então porque não apostar neste atleta novamente? Vale lembrar que deveriam manda de volta para Floripa Alex Lima, para não corrermos o risco de te-lo durante o jogo.

No meio de campo Thiesen deve ser o substituto natural de Uchoua suspenso pelo terceiro cartão amarelo, pelo amor de professor Hemerson Maria não me venha de Alê hein? E no ataque não tem como fugir de Betinho (mesmo com uma perna só) e eu apostaria em Luciano. Luciano não para marcar o fraco Marcos, e sim para usar sua maior arma que é a velocidade.

Para finalizar por favor professor faça apenas neste jogo, coloque Cléber Santana mais a frente e use o talento que consagrou Marquinhos na armação mais atrás como 3 homem de meio de campo. Meu time seria: Diego; Juliano, Leandro Silva, Bruno Maia e Aelson; Edu Costa, Thiesen, Marquinhos e Cléber Santana; Betinho e Luciano.

Acho que mudar é preciso, estamos muito previsíveis e se for para perder o jogo que seja com chances de vencer. Não apenas só se defendendo e esperando para tomar o gol para depois ter atitude. Quem sabe na terça não seja o dia do famoso biquinho? Quem viver verá!


Ainda sobre as supostas festas nas concentrações

Todo mundo sabe da minha amizade com o craque Marquinhos, além disso admiro ele muito como jogador e o coloco num patamar muito acima dos demais aqui em Santa Catarina principalmente. Tenho o privilégio de conhece-lo desde pequeno, de conhecer toda a sua família e sua conduto como homem.

Também sabemos o amor que Marquinhos tem pelo AVAI, torcedor declarado do clube e defensor ferrenho de nossas cores. Para mim, elevo a categoria de ídolo.

Da mesma forma Eduardo Costa, se gosta mais de sair do que Marquinhos nunca deixou de cumprir com seus compromissos dentro de campo. Assim como o alemão, confio também nas palavras de Eduardo, que se mostrou muito surpresos com a notícia desta "tal festa".

Cléber também estava junto aos dois ídolos avaianos, e por si só a preocupação de querer mostrar que não estavam envolvidos (pois nem sabemos mesmo se houve a festa, e se aconteceu que jogadores estariam envolvidos), e preocupados com o atual momento difícil que atravessamos, gostariam que estes nomes fosse expostos.

Eu não seria hipócrita de estar escrevendo em um veículo de comunicação (mesmo não sendo um blog que talvez não seja muito lido), se não tivesse total confiança na palavra destes atletas. Sabemos como funciona esse mundo, e não seria por problema financeiro "SE" algum atleta quisesse hospedar uma "namorada" e passar a noite toda com ela na concentração.

Se houve a festa, ou melhor festas, precisa ser realmente investigado, o que não pode (no meu ponto de vista) e colocar todo mundo na vala comum. E só para deixar claro, estou citando estes três atletas porque tenho contato com dois deles e o terceiro estava junto há eles.

Isso não quer dizer que os outro atletas que não foram citados aqui por mim estavam envolvidos, eu não estava presente no hotel e realmente nunca tive qualquer informação a respeito deste assunto. Agora é dar foco no futebol, deixar para quem se sentir prejudicado que tome as medidas cabíveis. Todos nós sabemos que na internet a velocidade da informação chega muito rápido a qualquer lugar, e esse assunto mexeu com muito gente. De minha parte assunto encerrado, que nos concentremos apenas na partida de terça contra o Ceará em Fortaleza.

sábado, 9 de novembro de 2013

A Ressaca de sexta

Diante de mais um jogo fraco, onde mesmo com toda falta de inspiração o AVAI teve várias chances de fazer o gol e vencer o terrível Asa, o Leão não fez. Não o fez por pura falta de competência, complicou-se no campeonato e deixou o acesso muito longe.

Teríamos que vencer o Ceará já na terça feira e mostrar uma força muito grande, coisa que de momento não vejo de onde possamos tirar. Matematicamente ainda estamos muito vivos na briga independente dos resultados que possa vir no complemento da rodada no dia de hoje, mas sinceramente não vejo esta força.

Não vou me ater aos erros de arbitragem porque eles acontecem para todos os times, porque mesmo assim tivemos várias chances de sair na frente principalmente com Marcio Diogo e Beto. Beto mesmo fazendo as coisas certas parece não ter estrela, em dois lances esbarrou nas grandes defesas do goleiro Marcão (aliás, muito bom goleiro que deveria ser analisado melhor como possível e potencial reforço).

Fui questionado sobre a falta de "tesão" nos últimos 3 jogos onde perdemos mas eu discordo, contra o Atlético realmente fizemos talvez o nosso pior jogo na competição, não fomos agressivos e sim passivos merecendo a derrota.

No clássico vinhamos bem até tomar o 1º gol, após o 2º e a expulsão do irresponsável Alex Lima a coisa desandou e acabou sendo barato. No jogo de ontem jogamos mal, mas esbarramos na ineficiência nas finalizações.

Mas eu gostaria de saber qual foi o jogo que fizemos principalmente fora de casa onde jogamos bem e vencemos com autoridade? Fora o clássico e o 1º tempo contra o Joinville em nenhum momento jogamos bem e fomos soberanos para vencer. Inclusive na nossa última vitória fora contra o paysandu, contamos com o grande jogo do goleiro Diego e decidimos no talento individual.

Também estou decepcionado, pois mesmo com toda as nossas limitações estávamos com tudo para subir. Agora complicou de vez, voltamos a realidade mas o problema é que isso aconteceu na parte mais importante do campeonato. Se eu acredito no acesso? Talvez ainda tenha uma esperança por contar no time com jogadores como Cléber, Marquinhos e Eduardo Costa. Mas que precisamos mostrar uma arrancada final ainda não vista no campeonato (precisamos vencer as 4 partidas restantes) isso também é verdade.




Como uma bomba

Caiu como uma bomba a notícia publicada no blog do Tarnowsky que os jogadores teriam feito festa até a madrugada as vésperas do clássico no domingo passado. Garotas de programa, que segundo o blogueiro teriam participado também da festa, teriam ficado a madrugada toda na concentração do AVAI.

É uma denúncia muito séria, se isso realmente tiver acontecido precisa ser esclarecido porque no dia citado havia muitos jogadores e muitos deles são casados e tem família. Nesse momento tem que se de nome aos "bois", pois a torcida também precisa saber quem foram os participantes da tal festa.

Houve um mal estar geral em Arapiraca e os jogadores querem saber também quem foram, e se teve mesmo, os participantes da tal festa. É preciso muito cuidado com as coisas que são colocadas ou escritas por nós principalmente sem ter a certeza ou uma prova, isso pode render problemas jurídicos futuros.

Vou repetir, não adianta querermos ficar achando prolemas pela queda de rendimento do time na reta final da competição, nosso problema é técnico como qualquer outro time da série B exceto ao Palmeiras. Deixamos o acesso bem longe mas ainda estamos no páreo, fruto da recuperação que estes mesmo jogadores conseguiram. Estes mesmo que hoje são chamados de "time sem vergonha" já foram chamados de "time de guerreiros" há pouco tempo atrás.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mais uma noite terrível

Em 10 dias colocamos o campeonato todo a perder, em mais uma péssima jornada conseguimos perder para o ASA. Lanterna absoluto do campeonato que havia feito apenas 4 pontos no returno, conseguimos ser derrotados.

Chegamos no limite, não é o momento de ficar crucificando ninguém, mas as limitações são visíveis e explícitas. Estamos há tempos reclamando de nossos atacantes e eles novamente deixaram a desejar. Nossa lateral direita também é um desastre, enfim tudo contribuiu para despencarmos na tabela e ficar muito longe de conseguir alguma coisa.

A decepção é grande, penso que se vier um acesso neste momento só se for por milagres. Sobre o jogo não tem muito que comentar, pois foi mais uma noite desastrosa. A fragilidade do Asa nos passa uma impressão de impotência muito grande. Infelizmente figuraremos até o final, é hora de pensar na frente. Para fechar, o time que sofre derrota para o Asa não merece ascender. Bola para frente!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dúvida no Guarda-Redes!!!!

 Com a ausência do titular Diego, a pergunta que não quer calar é quem será o goleiro do Avaí no próximo jogo. O substituto natural seria o Tiago; - contudo, pesa contra ele o fato de ter feito apenas uma partida (incompleta) nesta série B, vem de contusão, fez apenas um treino com bola antes da viagem para Arapiraca. A outra opção é o jovem Vitor, 22 anos, natural de Nova Trento, formado nas categorias de base do clube. Contra ele, têm-se a falta de experiência e ritmo de jogo. E agora quem escalar?

Eu no lugar do Hemerson Maria, junto com o preparador de goleiros, batia no peito e escalaria o VITOR, digo o motivo: Vitor tem "apenas" 22 anos, porém se não estiver preparado para os desafios da carreira, pode procurar outra coisa para fazer. Pode ser a chance da sua vida é agarrar com unhas e dentes.

Além do mais, convém destacar que segundo o Dr. Bolassel, o titular Diego dificilmente terá condições de atuar contra o Ceará, e o Tiago por pertencer ao Ceará, devido a cláusula contratual não poderá atuar. Logo para que colocar o Tiago que não está 100% amanhã e terça-feira por o Vitor? Já põe o garoto de uma vez, nessas duas partidas, e já vamos preparando ele para o ano que vem. Por fim, o fato de ser "da casa" me agrada.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A onde de pessimismo tomou conta

Depois da derrota em Goiânia e principalmente no clássico, sinto um pessimismo muito grande na blogosfera avaiana. É até aceitável, pois perder o clássico da forma como aconteceu realmente da um baque na cabeça de qualquer torcedor.

Mas se analisarmos a tabela, ainda estamos numa situação muito boa, praticamente dependemos apenas das nossas forças. Pegaremos 4 dos 5 jogos contra times da parte de baixo da tabela. Com exceção ao Ceará, que também não tem nada de mais, haja visto Marcos é o lateral direito deles, os outros clubes ocupam posições intermediárias na tabela.

Na sexta feira enfrentaremos o Asa em Arapiraca, não havia jogo melhor para buscar uma reabilitação. E em caso de vitória, o que é totalmente possível e quase uma obrigação, deveremos voltar ao G-4 e até quem sabe restabelecer a vantagem de 3 pontos sobre o quinto.

A situação ainda é boa, acredito muito neste grupo de jogadores que já saiu de situações muito mais complicadas neste mesmo campeonato. Além do mais contamos com os talentos de Marquinhos, Eduardo Costa e Cléber Santana. Tenha certeza que esta derrota de domingo mexeu ainda mais com o brio destes atletas, as brincadeiras e gozações que fazem parte do jogo mas com toda certeza mexe com o profissional.

Esta nas mãos dos atletas, sou mais realista do que otimista, mas analisando a tabela sou sabedor das nossas reais chances de acesso. O jogo de sexta passou a ser fundamental, então é mãos a obra e novamente a Ordem é vitória".


Diego fora!!!

Segundo o lista de relacionados divulgada pelo Avaí, o goleiro Diego, um dos líderes do grupo, não viajou. Ainda que no último jogo ele tenha demonstrado estar sentindo, me pegou de surpresa. Parece que a nuvem negra ainda não saiu de cima do Bairro Carianos. Num momento como esse, seria de suma importância ele estar em campo. Os relacionados foram os goleiros Tiago e Vitor. Outro que não viajou foi o atacante Betinho, ficando a vaga em aberto para Luciano e Beto, eu ficaria com esse último.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Comportamento do torcedor no clássico

Foi mais um dia daqueles na Ressacada, estádio cheio e torcida cheia de confiança numa grande vitória. Tudo apontava para um grande jogo da equipe, a vitória parecia certa e era questão apenas de desfrutar os 90 minutos.

No início do jogo deu a impressão que isso tudo iria se concretizar, mas as circunstâncias levaram a acontecer tudo ao contrário. Sobre o jogo tudo que havia para ser dito já foi falado, mas o comportamento do torcedor avaiano precisa ser exaltado.

Você imagina seu clube jogando em casa, com todo favoritismo e disputando a permanência no G-4 e com um time muito melhor que o adversário virar o 1º tempo tomando de 4x0. Com seu estádio lotado, parecia ser surreal mas esse foi o cenário encontrado pelo torcedor avaiano.

Deveriam ter na Ressacada em torno de 14.500 torcedores, destes no mínimo 10.000 mil permaneceram até o final do jogo. Claro que não é fácil, com tudo para dar um passo gigantesco para o acesso e ver seu clube sucumbir em plena Ressacada.

Foi ai que entrou o torcedor, a verdadeira paixão e como dizem, o principal patrimônio de um clube de futebol. Em vários momentos do 2º tempo, onde sabíamos que uma recuperação era quase que impossível, o torcedor cantou o hino do clube. Cantou o já tradicional "vamos subir leão" e para finalizar essa louca paixão aplaudiu os jogadores. 

Mostrou aos jogadores que mesmo após aquela derrota vexatória, não só para os jogadores como para nós torcedores, que nós entendemos ser um acidente de percurso, e que é com eles que vamos até o final. Estamos cansados de saber que temos limitações em nosso elenco, mas também é do conhecimento de todos não tem mais o que fazer se não nos abraçarmos com estes atletas 

Sabemos da identificação de alguns atletas com o clube, que ficou bem clara na bela entrevista concedida pelo goleiro Diego no dia de ontem, mas do que ninguém os jogadores devem ter sentido esta derrota. Página virada, o jogo não voltará mais e a derrota já virou estatística, então o que podemos fazer é pensar na grande possibilidade de acesso.

Como já escrevi dias atrás, este grupo de atletas tem o meu respeito e minha confiança, se vão chegar ao objetivo final que é o acesso eu não sei. Mas eles já deram provas suficientes que podem e são capazes de conseguir mesmo com todas as limitações. 

Para finalizar, esse torcedor que ficou esperando e sofrendo nas arquibancadas até o final da partida de domingo mostrou que esta ao lado do time, e que ainda acredita muito no acesso. Parabéns torcedor avaiano, independente do que venha acontecer daqui para frente ficou provado que o "AVAI É PAIXÃO PRA TODA VIDA"



Decisão acertada

Achei acertada a decisão do Avaí em antecipar a reapresentação do grupo de jogadores e consequente alteração na programação de treinos e viagem para Alagoas e depois Fortaleza. Ficar em casa chorando é para os fracos, levanta sacode a poeira e da a volta por cima. Deixar o que aconteceu para trás, já pensar no próximo jogo, ficar longe das cornetas e pressão aqui em Floripa. Em tempo, achei muito boa a entrevista do Diego na coletiva de ontem, serena e sensata.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"Time que está ganhando não se mexe". Mentira!

Diversas frases se eternizaram ao longo do tempo no mundo do futebol, volta e meia os comentaristas recorrem a bordões para ratificarem suas ideias. Falar que: " time que está ganhando não se mexe ", deve ser uma das frases mais ecoadas no meio futebolístico. Pois bem, se há muita mentira no futebol, essa frase é uma delas, discordo totalmente e discuto contra quem quer que seja.

Todos concordamos com a melhora do time após a chegada de Maria, arrumou a casa com as peças que tinha e só temos alguma chance ao acesso graças as suas mexidas. Na defesa com a ausência de qualidade e velocidade, congestionou o setor, segurou os laterais e recuou o Eduardo Costa. Com isso passamos a tomar menos gols, já que o ataque continuou com produção abaixo da media. Mas a razão que dou para o Hemerson vai até o jogo do Bragantino, quando fizemos na minha opinião a melhor partida do ano, onde achamos um zagueiro que supera nossa dupla atual de longe, tanto jogando improvisado pelo lado esquerdo como na sua posição pela direita. Contudo priorizando não mexer ao invés de qualificar, Hemerson não teve coragem de fazer Juliano titular e viu sua zaga afundar o time de maneira bisonha.

Nosso quarto zagueiro é uma piada, fico bem a vontade pra falar, pois já o critiquei antes da catástrofe. Primeiro gol, o zagueiro subiu como quis em cima do pamonha, no terceiro levou entre as canetas do Maílson mostrando não ter recuperação alguma e no quarto ficou olhando passivamente a bola na suas costas. O outro que já não vinha tão bem demonstrou não ter equilíbrio nenhum para jogar uma partida decisiva e no banco de reservas Juliano que arrebenta nos treinos ficou de braços cruzados sem poder ajudar por ser preterido pelo treinador.

Juntar os cacos e mexer com o brio dos jogadores é necessário, caso contrário ficaremos atrás inclusive do rival. Já que perdemos duas seguidas a frase citada não serve mais. Então mexe no time Maria!

Dois Patetas!

Alguém reconhece esse dois Patetas da foto? O de frente é um moleque que vou me abster de maiores comentários; simplesmente foi humilhado pelo Rafael Costa ("Pelezinho"), por duas vezes esse ano na Ressacada, no Estadual na derrota por 1x2 para o Metropolitano e ontem...O outro teve participação direta em três gols do adversário na tarde de ontem, com uma dupla de zaga dessa, só um milagre estarmos brigando pelo acesso ainda.

Reflexos do clássico

Sinceramente ainda que tenhamos uma tabela favorável na reta final não sei se conseguiremos nos recuperar, uma derrota no clássico da forma como foi mexe muito com um grupo de jogadores. Embora tenhamos jogadores tarimbados e experientes, ontem quando foi colocado a prova nossa maturidade, ela nos faltou.

Me impressionou a forma como o time se perdeu depois do 1º gol adversário, fazíamos até aquele momento um bom jogo. Em seguida veio o 2º gol, que deixou o Leão completamente desorganizado em campo. Eram apenas 22 minutos de jogo, tinha muita coisa pela frente e talvez se tivéssemos ficado com 11 jogadores em campo e organizado poderíamos pensar em alguma coisa.

A expulsão de Alex Lima foi o ápice do destempero, o jogo corria de forma normal e de forma totalmente desequilibrada Alex Lima pisou no jogador adversário e foi corretamente expulso. Obviamente que ninguém fez boa partida individualmente, o que prejudicou sensivelmente o coletivo, mas a expulsão foi o que selou de vez a derrota avaiana aos 23 minutos ainda do 1º tempo.

Ontem nossa bola área foi muito mal, sempre comentávamos que tínhamos uma boa bola aérea defensiva mas ofensiva não. Ontem a defesa falhou, nos 2 gols tomados pelo alto Bruno Maia é quem estava marcando os jogadores alvinegros. 

Daqui a 5 dias já estaremos em campo novamente, o Asa em Arapiraca será o adversário da vez. O AVAI se alto pressionou, com esses dois resultados de derrota na sequencia caso acontece outro resultado negativo começamos a dar adeus ao sono do acesso.

Será difícil para o torcedor avaiano esquecer este clássico, mas espero que a comissão técnica e jogadores consigam virar a página o mais rápido possível e consiga já na sexta feira a recuperação. Tínhamos a faca e o queijo nas mãos, hoje só contamos com o queijo e agora teremos que correr atrás da faca!

domingo, 3 de novembro de 2013

Derrota acachapante

Foi uma ducha de aguá fria, uma pancada na cabeça do torcedor avaiano esta derrota no clássico. Com inteira justiça as Barbies foram a Ressacada e fizeram uma vitória maiúscula, onde nem o mais otimista torcedor rosado imaginava.

O AVAI começou tomando a iniciativa do jogo, pressionando o Figueirense com escanteios e posse de bola. Em uma cobrança de falta Marquinhos fez o goleiro Thiago Volpi trabalhar. Então veio o lance que começou a mudar o clássico, em um primeiro momento Thiego cabeceou e Diego fez uma excelente defesa. No escanteio Thiego subiu sozinho e cumprimentou para abrir o placar do clássico. Lembrando que Bruno maia estava na marcação do jogador alvinegro.

Em seguida, em uma saída de bola errada de Uchoua, Rafael Costa em sua especialidade (tropeçar na bola), e no meio de 3 jogadores avaianos finalizou de fora da área para fazer 2x0. Eram apenas 22 minutos do primeiro tempo, o Leão havia sentido os gols tomados.

Então veio o lance capital, Alex Lima (que vinha muito mal não só no jogo como há algumas rodadas), trombou com Rafael Costa. Na volta pisou mostrando um destempero fora do comum para um jogador profissional e foi corretamente expulso. Colocando não só o jogo a perder como também pode ter comprometido nosso acesso. Vou falar uma coisa, se eu sou diretor de futebol este "atleta", se é que podemos falar assim, nunca mais vestiria a camisa do AVAI.

Dai meus amigos com 2x0 contra e com 1 jogador há menos ficou quase impossível. E só não foi mais por causa da pouca qualidade do time adversário, que aliás ainda teve um gol legítimo mau anulado pela assistente. Os outros dois gols foram consequências da loucura e bagunça que ficou o AVAI em campo.

No segundo tempo ainda conseguimos alguns bons ataques, porém ficou claro também as nossas deficiências. Para piorar, Cléber Santana ainda perdeu um penalti no início do segundo tempo. Deu tempo ainda para Betinho sair lesionado.

Daqui para frente é o seguinte, a situação do AVAI ainda continua boa. Sexta feira temos o lanterna Asa em Arapiraca, a vitória agora é obrigação se o Leão ainda quiser chegar ao acesso. Perdemos todo aquela gordurinha que tínhamos, agora todo jogo mais que nunca será uma decisão. É juntar os cacos e digerir o mais rápido possível essa derrota se ainda quisermos alguma coisa nesta série B. É claro que a decepção da derrota é grande, mas as chances ainda estão vivas em nosso caminho.

sábado, 2 de novembro de 2013

As cartas estão na mesa

Hoje foi realizado na Ressacada o último treino antes do clássico de amanhã, preparação finalizada e o AVAI chega forte em busca de mais uma vitória. Com o início da rodada na noite de ontem saímos temporariamente do G-4, com a vitória do Icasa caímos para a 5º colocação.

Mesmo assim continuamos muito bem classificados, dependendo apenas de nossas forças para chegar ao tão sonhado acesso. É bom refletirmos, neste mesmo campeonato já tivemos várias sensações. Hora estávamos disputando para sair da zona de rebaixamento, fato este totalmente atípico, hora em uma reação fulminante até a chegada do G-4.

Tivemos vários tropeços ao longo deste Série B, fato extremamente normal em um campeonato muito equilibrado e com um nível técnico baixo. O Leão sempre reagiu bem quando esteve pressionado, e amanhã não tenho dúvidas que mais uma vez dará a reposta positiva e fincará de vez o pé no grupo de acesso.

Hemerson Maria vai contar com o que tem de melhor, com exceção há Herácles que não jogo mais este ano, o treinador avaiano poderá mandar a campo o time que considera titular. Penso ser o que todo treinador sonha, chegar em um momento tão importante da competição com o time que vem mantendo uma regularidade, principalmente de resultados, e jogando em casa com o apoio do seu torcedor dependendo apenas de suas forças para alcançar o objetivo do acesso. 

Capitaneados por Marquinhos, Cléber e Eduardo e com o apoio de mais de 16 mil torcedores tem tudo para ser mais um dia histórico na Ressacada. A confiança é grande na vitória, será um jogo importante mas é preciso lembrar que não é o último da competição. O primeiro passo para vencermos o jogo é terminar com os 11 em campo, e tenho certeza que pela experiência e qualidade de nossos jogadores sairemos com uma grande vitória. Que venha o clássico, que venha as Barbies e que assim seja!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O espírito!

Nessas horas não se tem muito o que falar, a teoria é muito bonita, mas na prática se tratando de um clássico, tudo pode acontecer, então, o espírito para domingo é esse ai, garra, união e entrega, aliados a nossa técnica teremos meio caminho andada. Mas todo cuidado a pouco, eles vêm como francoatiradores.  A nós cabe fazer a nossa parte, empurrá-los para a vitória e continuar rumo ao acesso!