quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PARABÉNS AO GERSON DO AVAIXONADOS


A seita dos adoradores de Zunino

|
Violentos. Essa é a palavra que melhor define o perfil psicológico desta seita ainda presente nas redes sociais azurras. Defender o Avaí como instituição não é a meta pioritária, mas uma desculpa politicamente aceitável para que se mantenham intactas as benesses conquistadas desde há muito: empregos, informações privilegiadas, convites sociais e outras variáveis da sedução do ego humano.

De fato sempre haverá alguém de carne e osso sendo blindado: o próprioadorador, um parente, um amigo ou qualquer outro cujo nome conste no organograma oficial. Antes restrita a personagens isolados, hoje a seita extende seus braços aos outrora leitores-observadores. Estão mais ativos que nunca econfundir a pessoa física com a jurídica é a gênese para que se impute culpa àqueles que critiquem ao que ali está para o “engrandecimento do Avaí”.

Mas esse não é um perfil imutável. Uns poucos protegem o Avaí de tudo e de todos por simples paixão, por acreditarem que os pensamentos discordantes podem, sim, causar danos internos ao clube. Mas como violência gera violência, até mesmos estes, que nada ganham por esta defesa sincera, acabam sendo agredidos pela Seita dos adoradores do Avaí. Sim, ela existe, é linda, é maioria, mas já têm seus primeiros fanáticos.

Eleger um Belzebu comum é estratégia básica para o clamor da união coletiva. Ânimos são acirrados para a guerra santa contra as forças do mal. O Estado de exceção é uma alternativa viável, até porque democracia, respeito e liberdade de expressão são bobaginhas de torcedores que "se dizem avaianos... de pseudo-avaianos... que querem um emprego na RBS". E por falar nela, com seus 60% de audiência, é o alvo predileto, mesmo que o clube a tenha por parceira comercial premium.

Mas a “intifada azurra” também pode mirar uma Federação, um árbitro, um blogueiro do lado de  da ponte, um blogueiro do lado de  da ponte e até mesmo o leitor avaiano comum que ouse comentar negativamente o modus operandi vigente. Ninguém será poupado, a não ser o presidente Zunino, opersonagem passivo de adoradores que usam a sua imagem e poder constituídos para amealharem um intervalo comercial de suas lacunas de infância mal resolvidas e de seus limbos existenciais literários. Ainda não sabem, mas já estão na segunda divisão das redes sociais.

ET: Sem reparos, perfeito e sintetizou nosso momento e nossa insatisfação principalmente com o bando de puxa sacos que só quer garantir uma "vaga" na teta.

4 comentários:

  1. Assinei e publiquei também hoje. Se não podemos fazer muito pelo menos vamos fazer propagar a nossa indignação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É só quero ver onde eu arrumo um psicólogo, pois pelo meu perfil eu sou violento. Dessa eu não sabia.

    ResponderExcluir
  3. Aguiar eu penso que você não serve para esse texto. Você tem discernimento e independente de defender ou não você tem seus argumentos. Posso discordar de algumas coisas, mas outras você esta coberto de razão. O que eu gostaria de deixar mais uma vez claro é que não critico a pessoa do presidente ou qualquer ou membro da diretoria, apenas aquelas figuras públicas que comandam o MEU AVAI. Ser amigo, parente ou qualquer coisa não quer dizer que a pessoa não tenha bom senso, e isso eu acho que você tem de sobre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Tu dizes isso, mas não sabes o que a negada diz por aí. hehe
    É aquele troço do respeito, sabe como é que é?
    Na verdade, eu faço uma provocação. Eu sou macaco velho e sei ler o discursso disseminado e dissimulado que percorre a rede. Quando o sujeito vem me oferecer a banana eu já joguei a casca no lixo.
    Eu prezo é pelo respeito e pela oportunidade de opinião, pois quando te rotulam de alguma coisa, pela causa ou postura que defendes, seja ela qual for e que deve ser respeitada, as pessoas querem te impor o conceito delas, a opinião delas. Liberdade de expressão, sempre, e não é o que naturalmente ocorre.

    ResponderExcluir