sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MITOS E VERDADES

Muito foi se especulado sobre uma manchete de um jornal de São Paulo onde dizia que o Corinthians jogaria contra o fraco (no caso o AVAI). Ontem na entrevista com os atletas e comissão técnica foi questionado sobre o fato da manchete ser ou não um motivo a mais para os atletas ganharem o jogo.

Gente acho que a maior motivação que um jogador pode ter é entrar em campo e disputar um campeonato brasileiro, imagino que não seja fácil ha nenhum jogador chegar a elite do futebol nacional e depois disso principalmente manter-se. Eles (jogadores) sabem que jogam em um time de menor expressão no futebol brasileiro e almejam ir para um centro maior, então não pode entrar na minha cabeça que um "atleta" possa motivar-se mais por uma manchete de um jornal seja lá qual for ele.

Já não admito que os jogadores estejam mais motivados por prêmios por fuga de rebaixamento ou títulos. Com títulos ainda é admissível porque você premia a competência, mas contra a fuga de rebaixamento é premiar a incompetência de um campeonato todo.

Levando por experiência própria para quem não sabe fui profissional de futsal durante muitos anos, em 2007 eliminamos a poderosa Malwee nas semi finais e fomos disputar a final com Joinville que era depois da equipe de Jaraguá a favorita disparada. Vencemos o primeiro jogo em Floripa o que já provocaria um terceiro jogo obrigatoriamente se Joinville quisesse ser campeão. Chegamos em Joinville para jogar e os jornais já anunciavam a venda de ingressos para o terceiro jogo. Posso garantir a vocês que isso não nos motivou mais, porque estávamos jogando uma partida fundamental que já era suficiente para estar super motivados.

A conclusão é que entramos concentrados e motivados não pelo que os jornais diziam, mas pela importância da partida e fizemos o que todo mundo não acreditava menos nós: vencemos também em Joinville e fomos campeões estadual depois de mais de 20 anos de jejum da capital. Creio que o AVAI deve entrar concentrado mas sem medo do adversário, jogar contra o Corinthians em São Paulo pelo brasileiro já é mais do que suficiente para estar motivados independente de manchetes de jornais.

6 comentários:

  1. Rodrigo, não temos nada a perder, é vencer ou vencer, e temos condições pois ja fizemos isso aqui na ressacada, a responsabilidade de vencer é deles, a nossa é de fazer a zebra pintar, e vai pra cima deles leão.
    Abrçs.

    ResponderExcluir
  2. Beto acho que esse é um jogo aonde o normal é perdermos o jogo. Eu digo normal pela situação na competição, por jogarmos fora de casa e principalmente do poderio do adversário. Velho vou te falar uma coisa no esporte se escuta muito "há nós vamos lá para vencer, temos condições de vencer". Mas isso não pode ser apenas da boca para fora, espero que os atletas estejam concentrados e que consigam trazer um bom resultado. Estou confiante, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, assisti ainda a pouco à Portuguesa ganhar da Ponte Preta e conseguir definitivamente o acesso à série A. E praticamente garantir o título.
    Vi gente chorando, torcedores com lágrimas, uma festa emocionante. Lembrei do dia do nosso acesso, do gol do Evando, e chorei junto com o pessoal da Lusa. A gente não pode perder isso, meu velho. Temos que manter a permanência na série A, pois a luta até aqui foi muito grande.
    No próximo jogo na Ressacada temos que lotar o estádio e refazer o caldeirão que era. Agora é com a torcida avaiana.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Alexandre, ainda pouco vi o torcedor avaiano no aeroporto. Vou te falar uma coisa, a torcida do AVAI é que são "um bando de loucos". Sempre vale ressaltar que em qualquer outro clube do Brasil o torcedor estaria tumultuando, quebrando e querendo agredir jogadores. Nossa torcida apoia, domingo é um tiro no escuro e arrisco a dizer que se perdermos será até normal. Estou confiante num bom resultado, e se vier cara temos que "explodir" a Ressacada. Explodir de emoção, deixar nossos pulmões e deixar a chama ainda mais viva. Ainda estamos meio atônitos com nossa situação, então que assim seja e que a nossa ficha só caia na série A de 2012. Contando os dias para o próximo jogo do leão na Ressacada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rodrigo me chamo Teylor Marques, moro no abraão e sou alvinegro nato e amo meu Figueira, mas lendo aqui seu digamos " depoimento" de que era jogador de futsal pelo Florianópolis, tenho que admitir que me comoveu, pois TORÇI MUITO NAQUELE ANO POR FLORIANÓPOLIS, na final do estadual, realmente foi uma zebraça ganhar la dentro de joinville (eita turma chata). |Lembro que fui atrás de todas as notícias e vídeos do feito conseguido em 2007.
    Então parabéns pela história e tomara que seu Hawaii consiga um " crime" la em sampa, ( para nos ajudar) ehheeheheh
    Apesar de seres avaiano hehe, tens meu respeito daqui por diante e susseço ao Blog
    Teylor Marques

    ResponderExcluir
  6. Ola Teylor seja bem vindo ao nosso blog, somos adversários e não inimigos então não tem do porque você não puder opinar em nosso espaço apesar de falar do AVAI. Cara aquele ano foi minha despedida das quadras. Eu já havia sido campeão catarinense uma vez, campeão duas vezes da Copa Santa Catarina e duas vezes de jogos abertos, mas nada se compara aquele título estadual. É inexplicável a raiva que o pessoal de Joinville tem de nós, ninguém alem de nossas famílias, amigos e nós mesmos acreditávamos que poderíamos ser campeões. Ganhamos aqui de 3x1 e era para ter sido uns 6, tive o prazer de desempatar a partida fazendo o segundo gol. Lá em Joinville em nenhum moimento o jogo saiu do nosso controle, guardo até hoje a adrenalina que foi no antes/durante/depois da partida. Naquele ano o Colegial tinha uma parceria com o Figueira, e chegamos no objetivo final. Um grande abraço e apesar de você ser Figueirense obrigado por contribuir com nosso blog.

    ResponderExcluir