segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A exata noção de se ter um ídolo

Sempre tive a noção exata da representatividade de Marquinhos Santos ao AVAI, para mim um torcedor que nos representa dentro dos gramados. Sempre ligado ao clube, Marquinhos tem uma sintonia ímpar com o Leão da Ilha.

O que me causou surpresa é o quanto Marquinhos é temido e respeitado pelo torcedor das barbies, após conseguirem o acesso (como todos os méritos diga-se de passagem), o Alemão de Biguaçu foi o mais lembrado pelos jogadores e torcedores do co-irmão. 

Uma prova disso é a foto que circulou na internet de um jogador das barbies chutando o símbolo do AVAI, como trata-se de um mero desconhecido passou-se despercebido. Dizem que no último jogo, os jogadores da Barbie enterraram um caixão (eu não vi esta sena, apenas estou descrevendo o que me disseram), mas como tratava-se de um bando de Zé ninguém novamente não teve notoriedade.

Em 2008 Marquinhos eternizou o famoso CRÉUUU, acorrida no Scarpelixo e até hoje lembrado por torcedores de ambos os clubes. No ano de 2012 quando atuava pelo Grêmio enterrou o Multicolorido do Estreito e foi duramente criticado por todos os torcedores do adversário assim como grande parte da imprensa de Florianópolis.

A verdade é que usado dois pesos e duas medidas, se as brincadeiras e atitudes vem do ídolo avaiano são contestadas e duramente criticadas. Como vem de forasteiros, de jogadores desconhecidos passa apenas como brincadeira. Não acho ofensivo o que os jogadores do Figueirense fizeram assim como acho graça nas provocações do craque Marquinhos, o futebol esta ficando muito chato e cheio de paradigmas.

Escrevo isso tudo para dizer que é muito bom ter um ídolo identificado com o clube defendendo nossas cores, se em alguns jogos não foi bem tem todo o direito. É ser humano assim como todos nós, erra e acerta mas sempre nos defende da melhor maneira possível. Tanto dentro como fora de campo. Após o acesso do Figueirense pude saber a exata noção do que é ter um ídolo, pois até então só sabia o que Marquinhos representava para nós. Todas as vezes que defendeu o AVAI teve muita mais vitórias do que insucessos, talvez esse seja o temor da torcida multicolorida.

Um comentário:

  1. Apenas uma correção: o Marquinhos simulou o enterro do Figueirense em resposta à atitude do Igor, que fez muito pior. Ele fez esse gesto em um jogo contra o próprio Avaí. Mas como o castigo vem a cavalo, o Avaí virou aquele jogo e venceu por 3x2, lá dentro, na estreia do Lincon. Que fique claro isso: toda ação gera reação.

    ResponderExcluir