quinta-feira, 5 de maio de 2011

Uma aula do COXA ministrada por Marcelo Oliveira

Me encantou ver o time do Coritiba jogar agora a noite pela Copa de Brasil, o adversário era nada menos que o poderoso Palmeiras do "grande" técnico Felipão. Foi um atropelamento de um time que buscou a vitória o tempo todo. E eu diria que foi pouco, destaque para os ex-avaianos Léo Gago e Emerson.

Marcelo Oliveira usa no Coritiba o clássico 4-4-2, um time que prioriza os toques rápidos, forte marcação e a velocidade. O Coxa possui um bom time, mas não tem jogadores renomados ou que sejam muito a cima da média. A diferença é que seu técnico não constrói o time de trás para frente, e sim prima pelo equilíbrio. É fácil fazer por exemplo o Santos jogar com os garotos que possuem muito talento e num clube que tem dinheiro para contratar craques, porém o Coxa é um clube médio no cenário nacional (apesar de já ter sido campeão brasileiro) esta fazendo um futebol de altíssima qualidade sem esses requisitos citados.

Aonde quero chegar? Eu considero o elenco do AVAI muito bom para os paramêtros de times de Santa Catariana por possuirem orçamentos muito menores que os dos grandes centro, a diferença esta na mentalidade que nosso técnico implanta e do jeito que já começou errado o ano de 2011. Se pararmos para pensar, perdemos dois meses insistindo com Benazzi que todo mundo sabia que tinha prazo de validade. Para completar Silas chegou com mentalidade de não perder e se possível conseguir ganhar. Se compararmos os dois elencos o Coxa não tem nenhum jogador no nível de Marquinhos por exemplo. Se fosse para escolher entre Willian ou Bill eu não teria dúvidas nenhuma em ficar com o camisa 9 do leão. Julinho é muito mais jogador que Lucas Mendes. Rafael Coelho esta no mesmo nível de Anderson Aquino e assim por dianta. Acho que o Coxa levaria ampla vantagem em Emerson e Léo Gago.

Marcelo Oliveira mostrou que um time pode ser ofensivo sem ser vulnerável, espero que a aula de futebol tenha sido vista pelos atletas e comissão técnica do AVAI porque a tempos eu não viu uma partida tão perfeita como a do Coxa no dia de hoje. Até Davi funcionou, provando que um time que toca bem a bola e esteja com um mínimo de padrão de jogo carrega os outros atletas no embalo. O coxa esta de parabéns!

3 comentários:

  1. Simplesmente perfeito o comentário. Onde eu assino? Como é bom ver organização e ousadia.

    ResponderExcluir
  2. Parábéns pelo comentário, Rodrigo, fosses perfeito em todas as suas colocações sobre o Coxa do Marcelo Oliveira.
    Acho importante divulgar e debater sobre o time do Coritiba de 2011 pois é um time que joga o verdadeiro futebol brasileiro.
    A essência do futebol brasileiro vem se perdendo aos poucos nas mãos desses técnicos retranqueiros e medrosos que estão dominando o nosso futebol,técnicos ultrapassados,que preferem recuar seus times para não tomar mais gols do que permanecer ou partir para o ataque e ampliar o resultado a favor.
    Lá na escolinha do Prof. Mesquita aprendi que a marcação inicia-se no ataque mas o que se vê hoje são 10 jogadores enterrados na defesa atrás da linha da bola puxando o adversário todo para seu campo e quando recuperam a bola saem feitos loucos em direção ao ataque.
    Lá na escolinha do Prof. Mesquita aprendi que 3 zagueiros não é sinônimo nem de defesa mais protegida, nem de retranca quando se tem bons alas.
    O Marcelo Oliveira pode ser considerado o melhor técnico atualmente pois tá resgatando aquela filosofia de que "a melhor defesa é o ataque", essa é uma das frases feitas mais corretas do futebol.
    Com boas peças à disposição, mas sem nenhum super craque como você falou, Marcelo Oliveira conseguiu montar um time coletivamente impecável, e como diz a outra frase feita totalmente correta.. "quando o coletivo funciona,o individual aparece".
    Isso explica o por que do Léo Gago estar sendo considerado o melhor volante do Brasil, Emerson o melhor zagueiro do Brasil, Marcos Aurélio o melhor meia do Brasil e as ótimas atuações do "ex-criticado" Davi.
    O Coritiba é de 2011 é o Avaí de 2009/2010/2011 com um técnico decente.
    Em 2009 não conseguimos vaga na Libertadores por causa dos recuos do Silas quando ganhávamos o jogo, geralmente de 2x0, coisa que ainda se repete frequentemente.
    Em 2010 quase caímos para a série B e fomos eliminados na Sulamericana por burrice dos técnicos que por aqui passaram somado as poucas opções de jogadores de qualidade no elenco.
    Esse ano perdemos o tri estadual por pura burrice e teimosia de um técnico medroso.
    Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Inter foram as vítimas mais recentes da retranca que virou o futebol e quase o Santos se tornou uma vítima se não fosse a competência do goleiro Rafael contra o América-Mex.
    Estamos nas quartas-de-final da CB, prestes a chegar a inédita classificação para a semi-final da CB. No 1º jogo houve muita retranca e muita improvisação, tudo desnecessário mesmo com os defalques, sabemos do potencial desse elenco e com mais ousadia, como bem disse o André Tarnowski ontem, teríamos voltado com um resultado muito melhor.
    O próprio São Paulo, um dos times de melhor elenco do Brasil, é uma das vítimas da retranca. A insistência de Carpeghiani com os 3 zagueiros vem deixando os São Paulinos nos nervos, todos estão implorando a entrada do Rivaldo no lugar do Xandão/Rodolpho.
    E no meio dessa retranca quase generalizada aparece o Coritiba se aproveitando da situação.
    Enquanto os técnicos não se derem conta de que a melhor defesa é o ataque, o Coxa continuará voando em campo e quebrará todos os recordes.
    Queria aproveitar para parabenizar pelo blog, apesar de não comentar muito, sempre estou olhando as atualizações, é um dos poucos blogs que eu realmente admiro pois a forma de pensar futebol de vocês é compatível com a minha, continuem assim!

    Grande abraço, Avaianos!
    Celso Jr.

    ResponderExcluir
  3. Celso obrigado por nos acompanhar no blog e gostaria de dizer que não somos e nem queremos ser o dono da verdade, porém esse futebol que nosso AVAI vem jogando não nos agrada nem um pouco. É aquela coisa, ganhamos do tombense na casa deles e os eliminamos e foi uma alegria inigualável. Porém mais uma vez tivemos menor posse de bole e fomos envolvidos o jogo todo, e como costumamos dizer vencemos na individualidade de nossos jogadores. Não aguento mais ver o nosso time jogando com três zagueiros e enterrado o tempo todo. Não posso admitir também nosso treinador achar que somos cegos e querer nos empurrar goela abaixo improvisações e jogadores sem condições nenhum. Gostaria de deixar claro também que é MUITO CHATO termos que criticar nosso leão, mas não podemos fazer vistas grossas como pena de sofrermos mais tarde. Um grande abraço e suas opiniões serão sempre bem vindas independentes de serem perecidas com as nossas.

    ResponderExcluir