terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA

O mundo e principalmente o Brasil assistiu domingo a aula de futebol que o Barcelona deu no Santos. Estamos falando é claro de um time poderosíssimo com muito dinheiro e com jogadores de qualidade a cima da média.

Mas do que a a qualidade técnica indiscutível dos atletas do Barcelona o que me chamou a atenção foi a filosofia e mentalidade implantada no jogo. Foi um futebol que me encantou, um time que toca a bola sem pressa e faz do passe e deslocamento sua principal arma.

O drible como sempre pensei serve de recurso, na maioria das vezes os atletas do time catalão driblavam sempre em velocidade em direção ao gol. Impossível não se encantar, o Barcelona chegou a ficar com a bola nos pés 75% do tempo de jogo. Estando sem posse de bola, o time marcava pressão o tempo todo fazendo o poderoso Santos dar balão parecendo o AVAI da temporada 2011.

Não estou aqui querendo que o AVAI jogue igual ao Barcelona, até mesmo porque com esses atletas aqui seria impossível. Mas que se reveja o conceito de futebol, de encher o time de volantes e zagueiros trombadores e se preocupar primeiro com marcação e depois em jogar. Fábregas deu a melhor definição sobre como parar Neymar: "simples, é só mantermos a posse de bola como sempre fizemos".

No futebol o importante é ter a bola, brigar e pressionar para te-la o mais rápido possível. Mas não adianta de posse dela rifa-la ou entregar ao adversário, estamos indo na contra ão do bom e velho futebol!

Um comentário:

  1. Sofremos durante muito tempo com o jeito gaucho de jogar bola. Felipão, Mano Menezes, Dunga, Adilson Batista. Até o Muricy, que não é gaucho, mas adotou esse estilo de jogar. Resultado?
    Sem comentários.

    ResponderExcluir