terça-feira, 1 de abril de 2014

Para refletirmos

Domingo eu vi uma reportagem no Esporte Espetacular do clube que mais revela jogadores com sua base no Brasil, o Santos Futebol Clube. Um show, o clube leva a sério a máxima que craque, o clube faz em casa.

O clube tem um profissional contratado apenas para captar talentos, experiente Sandro Orlandele, ficou com a incumbência de investir o dinheiro do clube na base da melhor maneira possível. No Santos é lei, 10% da receita do clube é obrigado a ser investido na base.

São dezenas de escolinhas franqueadas pelo Brasil,  4 espalhadas pela América do Sul. Além do mais, o clube tem 8 olheiros espalhados pelo Brasil, mantidos e remunerados pelo clube. O alvinegro paulista da muita importância ao futsal, pelo desenvolvimento do raciocínio rápido e pelo curto espaço, torna em tese o jogador mais rápido e habilidoso.

É uma verdadeira fábrica de talentos, dos 40 atletas que compõe o grupo finalista do maior e mais disputado campeonato do pais, o Paulista, 26 atletas são formados no próprio Santos. O Santos é um "Case" de sucesso, antes de 2002 o clube era conhecido apenas como o clube do Pelé.

Após aquela geração denominada "Os meninos da Vila" formada por Robinho, Diego e cia o clube não parou mais. Seriedade, competência e organização geram milhões de dólares aos cofres do clube com negociações de atletas formados na base e títulos em sua galeria.

Não estou aqui querendo comparar o Avai Futebol Clube com o Santos, apenas dentro de nossas limitações cobro competência e seriedade para que possamos colher alguns frutos. Faz muito tempo que não temos se quer um atleta como titular absoluto vestindo nossa camisa e nos representando.

Desde Marquinhos Santos não conseguimos formar um ídolo, sai caro ter que importar. Precisamos tirar lições desta excelente reportagem, o departamento de futebol amador do nosso clube tem que ser extremamente profissional. A única saída de sairmos de uma vez deste atoleiro e formar atletas, precisamos também modernizar nossa base.


Um comentário:

  1. Rodrigo,

    Parabéns pelo texto, por isso leio e gosto tanto do seu espaço. Concordo plenamente, não podemos ficar parados no tempo, não gosto de fazer comparações mas hoje mesmo em uma matéria alusiva à Copa do Brasil, o clicrbs mostra um reportagem com os valores de alguns atletas formados pelo time do lado de lá, que chegou a uma final com diversos jogadores da base. Claro que este tipo de comparação nos incomoda e muito mas certamente o trabalho realizado na base do lado já rendeu muito aos cofres do clube ou dos "donos". Os exemplos de sucesso existem, agora resta nossa diretoria seguir e parar de fazer contratos longos com essas "estrelas" tipo Felipe Alves e apostar na nossa base. Agora não me venham colocar garotos como o Zangão aos 35 do segundo tempo com o time perdendo de 2x0 que aí não resolveremos nenhum problema.

    Abraços,

    Aldojan

    ResponderExcluir